Para entender a história do povo de Israel Alexandre Milhoranza

Para entender a história do povo de Israel

Publicado em Estudos no Antigo Testamento no dia 3 de Janeiro de 2011

A história do povo de Israel, no Antigo Testamento, é vista da perspectiva da lealdade do povo hebreu à aliança com Javé.

De acordo com Deuteronômio capítulo 28 a obediência à aliança traria bençãos e prosperidade, enquanto que a apostasia traria maldições.

Devemos ter especial atenção a algumas expressões que se repetem nos livros históricos, tais como:

  • “Fizeram o que o Senhor reprova” – Livro dos Juízes
  • “Naqueles dias não havia rei em Israel e cada um fazia o que achava certo” – Livro dos Juízes
  • “Andaram nos caminhos de Jeroboão” – acusação contra os reis do Reino do Norte nos livros dos Reis

No decorrer das narrativas dos reis os seguintes padrões são adotados:

  • Todos os reis do Reino do Norte são reprovados por não terem abandonado o pecado de Jeroboão I, que instituiu o paganismo no Reino do Norte como forma de concorrer religiosamente com o Reino do Sul.
  • Os reis do reino do Sul que fizeram o que o Senhor aprova são comparados com seu ancestral Davi, com quem Javé havia feito uma aliança incondicional.

Observaremos que a quantidade de profetas enviados por Javé foi extensa, desde o profetismo extático, passando pelo profetismo da corte e até os profetas literários, que sugere que Javé dera ao povo da aliança ampla oportunidade de arrependimento.

Sua paciência e fidelidade à aliança com o povo foram comprovadas.

Na leitura dos livros históricos devemos:

  • ter como foco a aliança de Javé com o povo, não pessoas e acontecimentos
  • analisar causa e efeito históricos a partir do papel de Javé, não da ação das pessoas

Toda intervenção de Javé na história foi com vistas à execução do seu plano redentor.


Deixe seu comentário:

  • Pingback: Tweets that mention Josué – Com o pé na promessa – Análise preliminar « Blog do Alexandre Milhoranza -- Topsy.com()

  • Gileno Correia dos Santos. Gil

    Foi ao povo hebreu que o criador do céu e da terra revelou o seu verdadeiro nome IAHUH (IÁ-RRU) e o nome do seu primeiro filho IOHSHUA (IO-CHUA) o Messias e irmão nosso, a nossa Salvação

  • Gileno Correia dos Santos. Gil

    Ao povo hebreu foi revelado pelo criador do céu e da terra o seu verdadeiro nome IAHUH (IÁ-RRU) e o nome verdadeiro do seu primeiro filho IOHSHUA (IO-CHUA), o Messias e irmão nosso, o nosso Salvador, mas as religiões feitas pelos humanos escondem e fazem de tudo para não aceitarem esses verdadeiros nomes e exterminar esses nomes do conhecimento dos humanos, porém no fim dos tempos tudo o que é oculto vai ser revelado para desmascarar essas religiões enganadoras da verdade e os seus enganadores iram receberem o que merecem.

  • Gileno Correia dos Santos. Gil

    Ao povo hebreu foi revelado pelo criador do céu e da terra o seu verdadeiro nome IAHUH (IÁ-RRU) e o nome verdadeiro do seu primeiro filho IOHSHUA (IO-CHUA), o Messias e irmão nosso, o nosso Salvador, mas as religiões feitas pelos humanos escondem e fazem de tudo para não aceitarem esses verdadeiros nomes e exterminar esses nomes do conhecimento dos humanos, porém no fim dos tempos tudo o que é oculto vai ser revelado para desmascarar essas religiões enganadoras da verdade e os seus enganadores irão receberem o que merecem.